“Coraggio Nani”, por José Luiz Ricchetti

“Coraggio Nani”, por José Luiz Ricchetti

cabeca-ricchetti “Coraggio Nani”, por José Luiz Ricchetti
66C12824-CA6A-4E52-84A6-BF040F6E5843 “Coraggio Nani”, por José Luiz Ricchetti

Hoje aqui, passando por esta quarentena forçada, do Corona Vírus, fez com que eu me lembrasse de uma pitoresca história que meu tio avô costumava contar, toda vez que enfrentávamos alguma situação difícil que necessitasse de coragem.

Meu tio tinha em São Manuel, um grande amigo italiano que bebia um pouco além da conta, cujo apelido era Nani. O Nani era uma pessoa do bem e não havia quem não gostasse dele na cidade. Assim a família e os amigos, viviam pressionando para que ele bebesse menos.

Depois de muita insistência, um dia ele fez a promessa, de que em 30 dias ele largaria definitivamente a bebida, evitando os bares que frequentava diariamente, a caminho de casa.  

Para termos uma ideia da distância ele trabalhava na Rua Batista Martins bem no final da rua, ali perto da saída para a estrada da Aparecidinha e sua casa era no início da Batista Martins, esquina com a rua que vai dar na Estação.

E assim, nos dias que se seguiram, ele começou realmente a pular alguns daqueles bares, mas a entrar em outros, sem cumprir o prometido…. Até que no último dos 30 dias, ele disse a si mesmo:

– Hoje eu tenho que conseguir!

– Hoje eu passo por todos aqueles bares sem beber uma gota!

E assim, realmente determinado, ele começou a trilhar o caminho de casa e logo que se viu em frente ao primeiro bar, ele parou, olhou para dentro e quando veio aquela vontade incontrolável de tomar uma, mas se lembrou da sua promessa e, batendo no peito, disse para si mesmo em italiano: “Coraggio Nani!“ (Coragem Nani!) E seguiu em frente…

E foi assim, com muito sacrifício, que ele foi passando um a um, todos aqueles bares, do caminho de casa, sem beber e sempre repetindo para si próprio, a mesma frase encorajadora, em italiano: ‘Coraggio Nani’.

Depois de muito esforço, ele conseguiu passar por todos os bares, até que chegou ao último, que ficava bem no topo da colina, ao lado da estação de trem e vizinho da sua casa.

Então, parou bem em frente e olhando para trás viu, que graças ao seu esforço e controle, sempre dizendo para si mesmo a mesma frase: “Coraggio Nani” ele tinha conseguido a proeza de passar por todos aqueles bares, sem beber nada.

Agora ele estava ali, bem em frente ao último bar, pronto para terminar de cumprir a promessa. – Só falta este último, pensou…..

Então cheio de orgulho ele olhou para trás, olhou de volta para dentro do último bar e batendo no peito gritou: “Bravo Nani!” e entrou  para comemorar o seu grande feito!

Assim, na nossa família, toda vez que alguém tem que enfrentar uma situação que exige coragem, lembramos dessa historinha engraçada do Nani e gritamos “Coraggio Nani!”.

Acho que esta crise do Corona Vírus, merece que a gente também faça o mesmo. Vamos manter a coragem e determinação para combater o vírus, sem perdermos o bom humor e a descontração, dizendo sempre para nós mesmos, todos os dias: “Coraggio Nani!”

E com certeza no final de tudo, vamos poder olhar para trás e gritar: “ Bravo Nani!” e comemorar.

José Luiz Ricchetti – 21/03/2020

Share this content:

thiagomelego

Jornalista por tempo de serviço, Radialista, Administrador, tecnólogo em Recursos Humanos. Estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Reprodução parcial ou completa proibida. Auxilie o jornalismo profissional, compartilhe nosso link!