O Natal na era digital, por Edilaine de Góis Tedeschi

O Natal na era digital, por Edilaine de Góis Tedeschi

dra-edilaine-ok O Natal na era digital, por Edilaine de Góis Tedeschi

O Natal é a data em celebramos o nascimento de Jesus Cristo. Não se sabe ao certo o exato dia de seu nascimento, mas a data escolhida para celebrarmos seu aniversário foi dia 25 de dezembro, além dos festejos católicos, como a tradicional Missa do Galo, a maior parte das pessoas cultiva também o hábito de presentear os parentes e amigos.

Nesta época do ano não só as compras pela internet, mas os problemas relacionados a ela também aumentam. Quando realizamos a compra via internet, temos os mesmos direitos da compra na loja física, ou seja, temos direito a receber a mercadoria comprada, no tempo e prazo estipulados, de receber a mercadoria intacta, de trocar e nas compras realizadas pela internet temos ainda o direito de arrependimento.

          O Código de Defesa do Consumidor prevê no artigo 49 o direito de arrependimento dentro do prazo de 7 dias corridos a partir do recebimento do produto, assim se a compra foi um impulso momentâneo eu posso desistir da compra. No entanto, é preciso ter muita cautela e ler atentamente o site onde se realizou a compra para não ter mais dores de cabeça. Conheça muito bem a política da empresa para evitar surpresas desagradáveis e dificuldades no momento de devolver o produto.

           Algumas dicas importantes para o Papai Noel que realiza compras somente via internet devem ser observadas: escolher um site seguro, dar preferência às lojas virtuais que já atuam há tempos no mercado; imprimir as finalizações das compras, pois lá estarão definidos os prazos de entrega, a forma de pagamento e a característica do produto; selecionar a opção de acompanhamento da entrega para ter a previsão da data da entrega do produto. E se mesmo com essas cautelas o produto não for entregue na data combinada? A princípio o Papai Noel deverá dirigir-se ao PROCON e registrar uma reclamação, levando as cópias dos comprovantes de compra impressos como prova da transação comercial. Registrada a reclamação, o Papai Noel deverá ligar para o 0800 da empresa e fazer a reclamação. Mas lembre-se: muita calma nessa hora! A espera pelo atendimento costuma demorar uma eternidade.

Seja como for, com presentes adquiridos via internet ou não, a época dos festejos natalinos é uma época sublime, envolta em sentimos de fraternidade e paz. Todos querem ser Papai Noel, mas muitos se esquecem de que ele não é o mais importante nesta data.

Nesta data, cada um com sua fé, sempre pensa como a humanidade evoluiu desde o nascimento de Jesus Cristo, mas ainda engatinha no quesito Fé, Fraternidade e Solidariedade; não fosse isso, o mundo seria um verdadeiro Paraíso, no entanto, a realidade em que vivemos é bem outra.

Crise humanitária, crise econômica, crise ambiental, crise política, violência fora de controle, ausência de amor, de felicidade e de Fé. Pessoas cada vez mais felizes na Facebook, no Instagram, no Twitter, no Youtube, mas infelizes, vazias e solitárias na vida real.

  Os cartões que recebíamos via correio, se transformaram em cartões digitais, já não podemos mais guardá-los e colocar aos pés da árvore de Natal e as compras feitas pessoalmente, hoje são realizadas pela internet.

As visitas que costumávamos receber nesta época mandam mensagens de amor e felicidades via whattsapp, a Ceia de Natal é compartilhada nas redes sociais como uma competição onde todos tentam ter a mesa mais bonita e a família mais feliz! E muitos se esquecem do principal: celebrar o Nascimento de Jesus Cristo.

Que neste Natal, possamos realmente lembrar do que realmente importa, o nascimento de Jesus e celebrar em família, que tenhamos sentimentos nobres e de paz em relação ao nosso próximo, afinal Papai Noel é secundário.

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SOBRE A AUTORA:
Edilaine Rodrigues de Gois Tedeschi. Advogada, inscrita na OAB/SP nº 134.890, especialista em Direito Civil, Processo Civil e Direito Tributário, pós-graduada pela Escola Superior da Advocacia com MBA pela Fundação Getúlio Vargas.

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thiagomelego

Jornalista por tempo de serviço, Radialista, Administrador, tecnólogo em Recursos Humanos. Estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

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