“Em meio ao desânimo, São Manuel se ilumina para o natal”, por Pedro Luis Biandan

“Em meio ao desânimo, São Manuel se ilumina para o natal”, por Pedro Luis Biandan

pedro-biancan-cabecalho "Em meio ao desânimo, São Manuel se ilumina para o natal", por Pedro Luis Biandan

Esses dias, conversando em uma roda de amigos, voltei a escutar a frase “Natal das vacas magras”, fazia um tempo que não escutava de tantas bocas ao mesmo tempo.

Mesmo com todas as dificuldades, fazia tempo que o brasileiro não reclamava tanto com o preço dos itens alimentícios da mesa do Natal.

Até o tradicional churrasco, comum, não só nas festas natalinas, mas presente na vida dos brasileiros, esse ano ficou mais escasso e deve ser ignorado por muita gente.

Outras carnes, que não a bovina, também acompanharam a alta de preços, suínos e aves também tiveram aumentos surreais.

Tortas a base de peixes, como sardinha, atum ou filés de peixe, saladas verdes com legumes, maioneses ou como minha mãe sempre chamou “minestra”, farofas com miúdos e embutidos, risotos e arroz com legumes, milho, bacon ou calabresa, são algumas das muitas opções, sem deixar faltar e fazer um esforço com um bom e velho frango assado com batatas ou ainda recheado com farofa…. chega até dar água na boca.

Saindo um pouco da culinária, o brasileiro está cada vez mais de bolsos vazios, lembrando que janeiro é o mês de altos gastos, o governo estadual está de olho no seu dim dim, com o IPVA, as lojas de departamentos e papelarias, com material escolar e por aí vai.
Muita gente, neste ano vai adiar ou cancelar as viagens beira mar, até quem tem casa ou apê, vai alugar pra fazer um dinheirinho extra, e, isso não sou quem diz, é o próprio mercado imobiliário, onde aumentou consideravelmente a oferta de imóveis pra alugar na orla brasileira.

Em São Manuel, diferentemente de cidades vizinhas com comércio tradicionalmente forte, sofremos um pouco mais, o desemprego e os baixos salários, impossibilita o cidadão de desembolsar com presentes e itens de vestuário e para a casa, comuns em finais de ano. Uma boa parcela de saomanuelenses se desloca para cidades vizinhas, em busca de variedade e dos grandes comércios populares, chamados Lojões, é claro que, temos as três classes sociais assim como em todos os lugares, e uma minoria privilegiada que nem ao menos dará crédito ou atenção a esta publicação.

É exatamente essa parcela que ainda acredita e defende a administração da cidade, não sofrem com desemprego, não dependem em nada do Poder Público, principalmente com saúde, transporte, educação e habitação para a família. Em seus carros novos e de luxo, não sentem os buracos, não abrem os vidros para ver se a cidade está suja ou mal cuidada, não sabem se tem animais abandonados pelas ruas ou ainda, pouco se importam com as obras paradas, pois, não eles, mas a grande maioria da população que precisará desses locais.

Mesmo com todas essas adversidades, ainda assim estamos no Natal, mesmo sem o consumismo, temos uma data especial pra comemorar, o nascimento de Jesus.

image-23 "Em meio ao desânimo, São Manuel se ilumina para o natal", por Pedro Luis Biandan

E o clima é igual, ai sim para as três classes, pois todos perderão 1 minutinho para apreciar, ninguém, mas absolutamente ninguém deixará de se encantar com as luzes de Natal.

pedrinho-biandan-22 "Em meio ao desânimo, São Manuel se ilumina para o natal", por Pedro Luis Biandan

SOBRE O AUTOR:
Pedro Luiz Biandan, casado com Márcia Cristina Montanholi Biandan, 54 anos, formado em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior, foi professor do ensino médio, vice prefeito de São Manuel entre 2013 e 2016, cartorário por 28 anos.

Share this content:

thiagomelego

Jornalista por tempo de serviço, Radialista, Administrador, tecnólogo em Recursos Humanos. Estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Reprodução parcial ou completa proibida. Auxilie o jornalismo profissional, compartilhe nosso link!