Artigo: “DESEMPREGO: PROBLEMA SOCIAL E ECONÔMICO”

Artigo: “DESEMPREGO: PROBLEMA SOCIAL E ECONÔMICO”

O Brasil fechou o ultimo trimestre com 11,8% de desempregados, o que significa que são pouco mais de 12 milhões de desempregados, segundo dados do IBGE.

Algumas causas do desemprego, se devem a fatores como:

  • Baixa qualificação do trabalhador: muitas vezes há emprego para a vaga que o trabalhador está procurando, porém, o mesmo não possui formação adequada para exercer aquela função.
  • Substituição de mão de obra por máquinas: nas últimas décadas, muitas vagas de empregos foram fechadas, pois muitas indústrias passaram a usar máquinas na linha de produção. No setor bancário, por exemplo, o uso de caixas eletrônicos e desenvolvimento do sistema Bankline (serviços bancários pela Internet) também gerou o fechamento de milhares de vagas.
  • Crise econômica: muitas empresas demitem funcionários como forma de diminuir custos para enfrentar a crise.
  • Custo elevado (impostos e outros encargos) para as empresas contratarem com carteira assinada: este caso é típico do Brasil, pois os custos de contratação de empregados são muito elevados. Muitas empresas optam por aumentar as horas extras de seus funcionários a contratar mais mão de obra.
  • Fatores Climáticos: chuvas em excesso, secas prolongadas, geadas e outros fatores climáticos podem gerar grandes perdas financeiras no campo. Muitos empresários do setor agrícola costumam demitir trabalhadores rurais para enfrentarem situações deste tipo.

O problema é muito maior do que o econômico é também social, é preciso considerar que o trabalho não é só fonte de renda ou de sustento, mas tem também um papel central na saúde mental e inserção social das pessoas, é formador de uma rede social que confere um certo lugar, que permite estabelecer vínculos que se desdobram em outras coisas.

É justamente esta capacidade de construção de vínculos sociais que o desemprego compromete, produzindo o que se chama de condição de vulnerabilidade psicossocial. Esta é a dimensão social dos problemas vivenciados pelos desempregados.

Para além dos vínculos há diversos outros motivos pelos quais o trabalho é importante.

Trata-se, por exemplo, de uma atividade fundamental para a manutenção de uma certa rotina no cotidiano. O trabalho é uma inserção no tempo, na cidade. Em especial o trabalhador pobre, quando perde o emprego, fica isolado em casa.

As pessoas veem e concebem a si mesmas, um elemento constitutivo da identidade. Sou aquilo que faço.

                 Freud disse: Sobre dois grandes pilares se assenta a saúde mental: sobre o amor e sobre o trabalho”.

Em 2020, teremos eleições municipais, por isso desconfie em promessas de candidatos, que vão prometer uma cidade com pleno emprego. Os fatores externos são muito maiores que a capacidade de um gestor público.

O que podemos ver como um bom caminho, é a qualificação e requalificação profissional da população, criação de ferramentas que incentivem o empreendedorismo formal, incentivo ao comércio através da revitalização do centro da cidade, normatização do transito, com bolsões de estacionamento, a criação do calçadão e a busca incessante pelas pequenas e médias empresas, para ocupar o Distrito Industrial II. Essas empresas se estabelecem mais rapido, tem o benefício de doação de terrenos e isenção de impostos municipais. Se tivermos a possibilidade de atrair 10 pequenas e médias empresas que empreguem 50 pessoas, teremos possivelmente 500 empregos gerados rapidamente.

Ao contrário de grandes corporações e suas politicas de automação industrial, os pequenos empresários ainda são os maiores empregadores do país.

pedrinho-biandan-22 Artigo: "DESEMPREGO: PROBLEMA SOCIAL E ECONÔMICO"

SOBRE O AUTOR:
Pedro Luiz Biandan, casado com Márcia Cristina Montanholi Biandan, 53 anos, formado em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior, foi professor do ensino médio, vice prefeito de São Manuel entre 2013 e 2016, cartorário por 28 anos.

Share this content:

thiagomelego

Jornalista por tempo de serviço, Radialista, Administrador, tecnólogo em Recursos Humanos. Estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os comentários estão fechados.

Proudly powered by WordPress | Theme: Content by SpiceThemes

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Reprodução parcial ou completa proibida. Auxilie o jornalismo profissional, compartilhe nosso link!