Nova sede da Diretoria de Esportes terá o nome de Arnaldo Giannini Santalucia

postado em: Esportes, geral | 0

O prédio que deverá em breve ser a nova sede da Diretoria de Esportes já tem seu nome. Como uma justa homenagem, o local deve levar o nome do esportista Arnaldo Gianini Santalucia, que faleceu em 21 de setembro de 2019.

A indicação foi feita pelos vereadores Jacó, Odirlei e Silvio através de um projeto de lei apresentado no começo de outubro e aprovado pelos demais colegas de casa.

Arnaldo Giannini Santalucia(São Manuel, 04 de Fevereiro de 1936), é um ex-atleta brasileiro modalidade olímpica.

Esporte

1950

Com 14 anos de idade, inicia suas atividades esportistas e ganha as suas duas primeiras medalhas pelo E.C.Banespa (Esporte Clube Banespa), Jogos 3º Aniversário.

1953

É agraciado com seus dois primeiros diplomas “HONRA AO MÉRITO” e, “Bola-ao-Cesto” e “HONRA AO MÉRITO” pelo Dia do Estudante Esportista, promovido pelo Colégio Estadual e Escola Normal “Dr. Manuel José Chaves”, no Município de São Manuel-SP.

1954

Foi vitorioso em 1º Lugar e recebe o seu primeiro “TROFÉU”, pelo mesmo Colégio como o “MELHOR ATLETA”.

1952 a 1963

Foi recordista em diversas provas de atletismo no Jogos Regionais da Alta Sorocabana e Jogos Abertos do Interior promovidos pelo D.E.F.E. (Departamento de Educação Física e Esporte), atual C.E.R.P. (Coordenadoria de Esporte e Recreação), e D.E.E.S.P. (Departamento de Esporte do Estado de São Paulo).

1956

Integrou a equipe de atletismo do E.C.Noroeste (Esporte Clube Noroeste), da cidade de Bauru-SP, participando da inauguração do Ginásio deste clube, denominado “Panela de Pressão”, jogando Bola-ao-Cesto contra a equipe americana (E.U.A) dos Harlem Globe-trotthers.

1958 a 1960

Integrou no Clube Regatas Tietê e Clube Atlético Paulistano, ambos de São Paulo, onde foi também preparador físico da “Equipe Principal de Voleibol Feminino” do C.A.P.

– Foi técnico da “Seleção Paulista de Voleibol Infantil”, nos jogos realizados na cidade de Belo Horizonte-MG.

Competições Nacionais:

Pela FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes), foi “Bicampeão” brasileiro universitários (JUBs) na prova de “Salto em Distância”, nos jogos de Belo Horizonte-MG e em Niterói-RJ.

– Tentou índice para participar das “OLIMPIADAS DE ROMA” – Turim – Itália.

Competições Internacionais

Integrou as “Seleções Paulista e Brasileira de Atletismo”, disputando diversos torneios, defendendo a Seleção do Brasil, dentre eles, duas internacionais do torneio ABC (Argentina, Brasil e Chile) e contra a equipe da Alemanha sendo “CAMPEÃO”.

Conquistas Esportivas

Suas melhores marcas no atletismo foram:

– Nos 100 metros Rasos: 4×100 4 “9/10s

– No Salto em Altura: 1.80mts.

– No Salto em Distância: 7.25mts

Méritos Esportivos

Entre os méritos no decorrer das décadas de 50 a 2007, nestes 57 anos ativo de participações nos Esportes Olímpicos, foi agraciado com 165 medalhas no Atletismo, sendo 90 medalhas de ouro, 51 medalhas de prata e 24 medalhas de bronze.

Foi vitorioso com 09 troféus, sendo o mais importante de sua carreira o “Troféu Bandeirantes”, no ano de 1960 pelo “Departamento de Educação Física e Esportes” (D.E.F.E.), como o melhor atleta do ano da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE), como também o melhor Atleta da “Associação Atlética Acadêmica Rui Barbosa” (AAARB), da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

Foi agraciado com 18 Diplomas de Honra ao Mérito, 23 Placas de Homenagem de Prata e 36 Certificados de Participações em Fóruns, Encontros, Palestras, Conferências, Reconhecimentos, Participações, Aperfeiçoamentos de Orientação Pedagógica, Seminários Regionais, Estaduais e Internacional.

Em 1961, recebe pela F.P.B. Federação Paulista de Basquetebol, o “Apito de Ouro”, pela arbitragem do jogo Brasil x Argentina.

1960

Recebe por essa aniversidade (FUPE), o “TROFÉU BANDEIRANTES”, sendo escolhido como o “MELHOR ATLETA DO ANO NO ESTADO DE SÃO PAULO”.

Formação Acadêmica

Graduou-se em Educação Física pela Escola de Educação Física do Estado de São Paulo (EEFEUSP), em 1960, e Técnico Desportivo em Bola ao Cesto e Voleibol pela mesma instituição de ensino, em 1961.

Publicações

Foi manchetes nos jornais na década de 50 a 60, tais como:

Jornal A Gazeta Esportiva, Jornal A Gazeta Esportiva “Ilustrada”, Jornal O Estado de São Paulo, Jornal Sport News, Jornal Folha da Tarde, Jornal Folha da Manhã, Jornal Folha da Noite, Jornal Estado de Minas Gerais, Jornal Diário da Tarde-BH, Jornal Diário de São Paulo, Jornal Cruzeiro Esportivo, Jornal de Cinema, Jornal Folha de Botucatu/Folha Esportiva, Jornal O Tempo, Revista VIDA ESPORTIVA PAULISTA (1954, Nº152), e foi CAPA do Boletim Esportivo Diário (C.B.D.U. – Campeonato Brasileiro de Desportos Universitários) dos XV Jogos Universitários Brasileiros em Belo Horizonte-MG.

Manchetes nos Jornais nas décadas de 70, 80, 90,2000 a 2007:

Matéria nos Jornal de São Manuel, Jornal o Tempo, Jornal União, Jornal Moedor, Jornal Diálogo com a Notícia, Jornal São Manuel nas Mãos do Povo, Jornal Terra Manuelina, Jornal A Tribuna, Jornal Correio de Botucatu, Jornal A Gazeta de Botucatu e o Jornal Folha do Vale.

Como Educador

Através de concurso público, ingressou no Magistério Estadual de São Paulo, ministrando aulas no “Colégio Estadual e Escola Normal Virgílio Capoani”, no município de Lençóis Paulista-SP;

Foi sócio do “CPP” (Centro de Professorado Paulista), onde fez parte do Conselho Superior da entidade; – Posteriormente, após remoção, ingressou-se na “E.E. “Profº. Walter Carrer” e posteriormente ingressou no tradicional “Instituto de Educação Dr. Manoel José Chaves”, ambas no município de São Manuel/SP. – Como professor substituto, atuou no “Instituto de Educação Cardoso de Almeida” (IECA) e na “Escola Industrial”, ambas em Botucatu/SP. – Também como professor substituto, atuou nas disciplinas de Voleibol e Recreação na “Faculdade de Educação Física de Barra Bonita-SP” – Se aposentou como Educador em 04 de Julho de 1998.

Vida Política

– Foi Vereador Municipal na legislatura de 1997 a 2000, tendo feito várias Indicações, Requerimentos e Projetos, como o que resultou na Lei nº052/00 e sua alteração Lei 2.460/99, a qual “DISPÕEM SOBRE A INDICAÇÃO DE DENOMINAÇÃO AOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DO MUNICÍPIO” e a partir da qual somente será outorgado nomes de pessoas que tenham se salientado no campo do ensino com o respectivo título de Professor, aos Estabelecimentos de Ensino do Município.

– Foi Presidente do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) de São Manuel-SP;

Vida Social

Foi:

– Vice-Presidente do Abrigo “Pousada da Colina”, São Manuel-SP;
– Presidente do Lions Clube de São Manuel no ano Leonístico 1972/1973 e redator do “Jornal Paraíso dos Leões”;
– Diretor de Divisão, Diretor Animador e Vice-Governador de Lions Clube Internacional, do Distrito L-12;.

Pertence a Loja Maçônica “América II”, desde o ano de 1973. Fez parte da “Comissão de Fundação” da Loja Maçônica “João Nogueira Jaguaribe” e Loja Maçônica “A Luz nos Conduz”, ambas da cidade de São Manuel, sendo Delegado Distrital por 02 vezes do “Grande Oriente do Estado de São Paulo” (1999/2003 e 2003/2007). Em 2002, recebeu o título de Maçom “BENEMÉRITO” do “Grande Oriente do Brasil” – Poder Central – Brasília – DF, possuindo também o título de Maçom “EMÉRITO”.

Vida Pessoal

Professor, Diretor de Esporte e de Educação Arnaldo Giannini Santalucia é filho de Horácio Santalucia e Rosa Giannini Santalucia. Era casado com a Sr.ª. Niomara Mori Santalucia, tendo como filhas: Andréa Mori Santalucia e Roberta Mori Santalucia e, como neta, Carolina Mori Santalucia Monteiro.

Gostou? Compartilhe e ajude mais pessoas a ter informação!
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *