Em entrevista, Arnaldo Catalan fala sobre projetos para a cultura de São Manuel

by Thiago Melego 11 de Abril de 2018 at 11:48

Amigos, depois de reorganizar minha vida profissional fora da cidade e assim conseguir ficar mais tempo neste nosso paraíso, aceitei o convite para dirigir a diretoria de Cultura em nossa querida S. Manuel.

Com a pré-condição de ser independente politicamente e poder agir como sempre fui, principalmente amante do fazer Cultura.

Para dividir meus sonhos e planejamento, peço que me ajudem no que for possivel e assim possamos dividir a enorme emoção de nossos artistas receberem o aplauso, nosso povo sorrir ou chorar com a emoção do momento artístico e orgulhar-se de nossa rica cultura, as vezes esquecida.

Peço aos são-manuelenses entre outros milhares….., que façam da Cultura um exercício de cumplicidade do bem.

Que Deus nos ajude.

Assim foi o anúncio feito em rede social pelo músico Arnaldo Catalan ao divulgar que aceitou o convite do prefeito Ricardo Salaro para assumir a Diretoria de Cultura do município de São Manuel.

Sabe-se que o música há tempos vem tomando várias atitudes no sentido de fomentar a cultura da cidade. Já criou o famoso “Sala de Visita ao Pé do Coreto”, trouxe apresentações de Big Bangs e recentemente vinha fazendo um movimento, numa tentativa de levantar fundos para custear uma reforma do Teatro de São Manuel.

Hoje a maior dificuldade da prefeitura com a área da cultura, é financeira. A segunda, é a falta de um local apropriado para a realização de eventos culturais. Uma vez que o teatro não pode receber eventos pela falta de estruturas básicas, a cidade ficou sem um ponto para estes tipos de eventos.

Em entrevista a João Dálio (Juruba) e Thiago Melego no Tribuna Livre, da RÁDIO NOVA, o novo diretor de cultura, disse que fará uma parceria junto a E. E. Dr. Manuel José Chaves, no intuito de aproveitar o salão nobre da escola. A prefeitura auxiliaria na manutenção e a escola cederia o espaço para eventos culturais, ao menos até que algo aconteça no Teatro Municipal.

Outro espaço que Arnaldo também disse que irá explorar é o galpão da estação ferroviária. Este já teve sua reforma concluída (restauração iniciada pela Usina São Manoel). Ali já foram realizados diversos eventos e sabe-se que falta apenas a colocação de iluminação interna para que o espaço esteja apto a recepção de atividades.

Tendo como base a continuidade dada pela prefeitura no “Festival de Inverno”, evento criado em 2013 e que continuou após a mudança de governo, Catalan também quer colocar no calendário de eventos da prefeitura a realização do “Sala de Visita ao Pé do Coreto”.

Nos mais de 05 anos de sucesso do evento, ele sempre existiu através da contribuição dada pela população que prestigiava. Desta vez, com um apoio maior da prefeitura, ele pretende fixar o evento nas atividades culturais, uma vez que ele permite a apresentação de muitos talentos de nossa cidade.

Por ter uma grande amizade com o governador Márcio França e grandes lideranças culturais, Arnaldo já começou a costurar várias parcerias que possam trazer muitos frutos nos meses que estão por vir. Considerada uma indicação que agradou a aqueles que são prós e contrários ao governo municipal, Arnaldo também vem sendo elogiado pelos críticos da cultura da cidade.

Agora, tudo que será necessário é esperar “o homem trabalhar”…

 

Comentários

comments