Botucatu planeja implantação de trem turístico

by Thiago Melego 2 de Abril de 2018 at 06:55

JC Net – Já imaginou poder embarcar em um trem no Centro de Botucatu e desembarcar em Rubião Júnior apreciando o caminho e vivendo todo o divertimento e saudosismo que uma viagem assim pode oferecer? Este projeto está próximo de sair do papel e se tornar realidade.

A Secretaria Adjunta de Turismo deu um passo em busca da implantação de um trem de turismo em Botucatu. Um estudo de viabilidade mostra que o trajeto entre a região central e o Distrito de Rubião Junior é possível e muito interessante do ponto de vista do turismo histórico cultural.

Para que o projeto saia do papel e o trem de passeio entre as duas estações possa começar a funcionar, Botucatu precisa ter a concessão de uso da Estação Ferroviária de Rubião Junior e viabilizar a obra de restauração do local.

O secretário Adjunto, Augusto Técchio, se reuniu com o arquiteto Guilherme Michelin para tratar do processo de restauração. O arquiteto foi um dos responsáveis pelo processo da concessão de uso da Estação Ferroviária “Engenheiro Nelson Dib Saad” à Prefeitura de Botucatu e também participou do projeto de restauro do prédio. “Acredito que será possível que a União conceda a prefeitura o uso da Estação de Rubião Junior, pois só assim será possível projetar seu restauro e em seguida partidas e chegadas entre as duas ligações com o trem turístico”.

Assim que forem vencidas as questões burocráticas da concessão de uso da estação de Rubião Junior, a prefeitura buscará recursos estaduais, federais ou parceria com instituições privadas para viabilizar o restauro do local. “Estamos muito confiantes que, em breve, teremos em Botucatu o tão sonhado trem turístico. Esta atividade vai transformar definitivamente o fluxo de visitantes, trazendo mais renda, empregos e grandes melhorias a todo comércio envolvido de forma direta e indireta com o turismo”, afirma Técchio.

São Manuel – Em entrevista a João Dálio (Juruba) e Thiago Melego no TRIBUNA LIVRE da Rádio Nova, o ex-vereador Tiago Ragazzo lembrou que em 2014 apresentou um plano de turismo na Câmara Municipal e nele constava o projeto de um trem turístico para São Manuel.

Segundo o ex-vereador, esse é o momento dos atuais vereadores e o prefeito de São Manuel, Ricardo Salaro, buscarem uma parceria para que o projeto contemple também nossa cidade. “Com isso, todos sairíamos ganhando”, explicou Tiago.

Comentários

comments